quinta-feira, 15 de maio de 2008

Máquina de vender cigarro japonesa

Uma empresa chamada Fujitaka Co. colocará no mercado uma nova tecnologia, que reconhece as características faciais da pessoa, através de uma câmera. Para coibir o fumo de menores de 20 anos de idade (idade minima para fumar no Japão), este sistema de reconhecimento facial será instalado em máquinas de vender cigarro.
A máquina funciona da seguinte maneira: o cliente tem que olhar para a camera digital fixada no aparelho, então o sistema compara a iris dos olhos, estrutura óssea facial e textura da pele, com um banco de dados já existente com mais de 100.000 pessoas observadas.
Segundo Hajime Yamamoto, porta voz da Fujitaka Co., a máquina pode indentificar corretamente 90% dos usuários, com uma margem de falha de 10%. "O que realmente atrapalha são os adultos com cara de novinhos e os jovens com cara de adulto" segundo Hajime.
Se a pessoa não for identificada ela deve apresentar sua carteira de motorista para comprar seu maço de cigarro.
Existem 540.000 máquinas de cigarro em todo o Japão, com esta cifra é possível verificar o quanto é comum este tipo de equipamento neste país e o quanto é importante um maior controle na venda do cigarro.
No Japão os unicos sistemas ativos nestas maquinas eram, uma espécie de cartão inteligente chamado "TASPO", o qual continha a idade do indivíduo e um leitor para carteiras de motorista. Mas isso não impedia que os menores de idade obtivessem a carteira de algum conhecido para comprar o tão proibido cigarro. O sistema de reconhecimento facial veio para corrigir esta falha. O reconhecimento facial, ainda está para ser aprovado pelo ministro das finanças do Japão, mas logo já estará nas ruas como um poderoso fiscal na venda do tabaco.

fonte: newscientist.com

Nenhum comentário:

 

blogger templates | Make Money Online