terça-feira, 29 de abril de 2008

Entenda os acontecimentos do dia 11 de setembro de 2001

Os acontecimentos ocorridos no dia 11 de setembro, que culminou com a destruição do “world trade Center” e de parte do Pentagono, não podem ser encarados como um fato isolado, nem como mais uma atualidade, que após algum tempo será substituída por novos acontecimentos, que nos próximos anos, vão alterar o comportamento entre as nações, modificando suas relações e referindo no cotidiano dos cidadãos. Também não pode ser analisado somente de acordo com uma variável e, sim, de acordo com as características econômicas, políticas, sociais e culturais. Enfim, o dia 11 de setembro de 2001, na forma de acontecimentos, indica o 1° dia do século 21, só que este dia ainda não acabou.
Veja e analise o processo:
1°) fatos que precederam o dia 11 de setembro
a) Política externa dos EUA,
• Com os republicanos no poder, o pais mais poderoso do mundo passa a se comportar de uma forma mais isolada em nível de atitudes quanto aos seus principais parceiros e, principalmente, quanto aos países do terceiro mundo.
• Não participa oficialmente do fórum econômico mundial em Davos, na Suíça.
• Retoma o desenvolvimento de tecnologia militar.
• O objetivo de implantar o projeto Guerra nas Estrelas, gera protestos mundiais quanto aos riscos de provocar nova corrida armamentista, protestos vindos principalmente da China popular e da Rússia, hoje, parceiros dos EUA.
• Retoma as pesquisas quanto às armas químicas e biológicas, rompendo com acordos internacionais.
• Declara publicamente que vai conseguir autorização para o ajuste rápido do congresso americano, para implantar a ALCA.
• Passa a reduzir rapidamente os impostos e os juros internos, demonstrando que sua economia esta entrando em recessão.
• Reunião do grupo dos sete (G7) mais a Rússia (G8), em Gênova. Os discursos do governo americano são de imposição e não de propostas a serem discutidas.
• Declara publicamente que, mesmo modificado, não vai assinar o protocolo de Kyoto (1997), decisão tomada ao termino da terceira reunião sobre clima, na Alemanha (2001).
• Abandona, junto com Israel, na terceira reunião sobre racismo, xenofoismoe outras formas de segregação, ocorrida em Durban na África do Sul. Por não aceitar discutir o “sionismo” como forma de segregação, nem a questão do povo palestino, a necesidade de implantação de um estado deste povo em Diáspora, nem a situação atual da Palestina, que está vivendo uma nova intifada.
b) Acontecimentos e atentados que precederam o 11 de setembro
• O atentado com o caminhão-bomba no “World Trade Center” em 1993, que de acordo com a imprensa, em seis anos fez desaparecer cerca de 90% das empresas que possuíam seus escritórios centrais naquele local.
• Os atentados nas embaixadas americanas no Quênia e na Tanzânia, na África (atentado reconhecido pela Al-qaeda)
• Explosão de um navio torpedeiro dos EUA na região do Golfo de Aden (também reconhecido pela Al-qaeda).
Como você pode verificar a culpa toda não está em cima da Al-qaeda, para falar a verdade poderia ter sido qualquer outra organização terrorista, pois do jeito que o senhor Bush estava e está levando seu país, acho que foi pouco a retaliação sofrida e que não será a última. É claro, não podemos ainda falar em Terceira Guerra Mundial, é muito cedo. Mas quem gosta de ler um pouco sobre história mundial e estudou os passos das outras guerras mundiais sabe o perigo que todos nós corremos.

fonte: apostila conhecimentos gerais

Nenhum comentário:

 

blogger templates | Make Money Online