quarta-feira, 23 de abril de 2008

Os oito maiores desastres ecológicos do mundo

Conheça as oito piores coisas que só o ser humano poderia ter feito com o meio ambiente:

1 - Derrame do Prestige (2002)

Presente de grego


Em novembro de 2002, o petroleiro grego Prestige naufragou na costa da Espanha, despejando 11 milhões de litros de óleo no litoral da Galícia. A sujeira afetou 700 praias e matou mais de 20 mil aves. Em comparação com o Exxon Valdez, a quantidade de óleo derramado foi menor, e a biodegradação do produto foi facilitada pelas temperaturas mais altas. Nos meses seguintes ao desastre, o submarino-robô Nautile soldou o navio afundado a 3 600 metros de profundidade. Mas, como a vigilância diminuiu, os ambientalistas alertam que vazamentos pequenos ainda podem acontecer.
2- Queima de petróleo no Golfo Pérsico (1991)

Crime de guerra

Obrigado a deixar o Kuwait, nação que havia invadido, o ditador iraquiano Saddam Hussein ordenou a destruição de cerca de 700 poços de petróleo no país. Mais de 1 milhão de litros de óleo foram lançados no golfo Pérsico ou queimados. Como a fumaça dos poços bloqueou a luz do Sol e jogou um mar de fuligem no ar, ao menos mil pessoas morreram de problemas respiratórios.
A mancha viscosa de 1 500 km2 matou 25 mil aves e emporcalhou 600 quilômetros da costa.
Como o petróleo se infiltrou no solo, as sementes não germinam, 40% da água subterrânea foi contaminada e a terra quase não absorve água.

3- Poluição em Minamata (1956)

Vergonha oriental

Em 1956, pescadores dessa baía japonesa começaram a ter uma doença batizada de mal de Minamata, que causava paralisias e podia matar. Logo ficou claro que os casos surgiram porque uma indústria de fertilizantes, a Chisso Corporation, lançou durante quatro décadas 27 toneladas de mercúrio no oceano, contaminando peixes e frutos do mar. Mais de 3 mil pessoas adoeceram e centenas morreram. A região só foi declarada livre de mercúrio em 1997, quando as redes que impediam os peixes contaminados de nadar para outras águas foram retiradas.

4- Vazamento em Bhopal (1984)

Omissão fatal

Na madrugada de 3 de dezembro de 1984, 45 toneladas de gases tóxicos vazaram de um tanque da fábrica de agrotóxicos da Union Carbide, em Bhopal, na Índia. Depois do acidente, a empresa simplesmente abandonou o local e 2 500 pessoas morreram pelo contato com as substâncias letais. Outras 150 mil sofreram com queimaduras nos olhos e pulmões. Os protestos pela limpeza da área são constantes. Até hoje, o solo e a água têm altos níveis de metais pesados e derivados de cloro cancerígenos.

5- Derrame do Exxon Valdez (1989)

Gelada ecológica

Em março de 1989, o petroleiro Exxon Valdez colidiu com rochas submersas na costa do Alasca e deu início ao mais danoso derramamento de óleo por um navio. O saldo do despejo de 40 milhões de litros de óleo incluiu 100 mil aves mortas e 2 mil quilômetros de praias contaminadas. O problema se agravou porque, no frio, o óleo demora para se tornar solúvel e ser consumido por microorganismos marítimos a biodegradação ocorre com eficácia apenas a partir dos 15 ºC. Apesar da limpeza (foto maior), que mobilizou 10 mil pessoas, cerca de 2% do petróleo continuam poluindo a costa da região.

6- Explosão de Chernobyl (1986)

O preço do descaso

Camaradas, pela primeira vez, enfrentaremos a energia nuclear fora de controle. Com essas palavras, o presidente da União Soviética Mikhail Gorbachev anunciava, em abril de 1986, o pior acidente nuclear da história: a explosão de um dos quatro reatores de Chernobyl, na Ucrânia (uma ex-república soviética).

Foi liberada uma radiação 90 vezes maior que a das bombas de Hiroshima e Nagasáki. Além das 32 pessoas que morreram na hora, outras 10 mil perderam a vida nos anos seguintes. A nuvem nuclear que atingiu a Europa contaminou milhares de quilômetros de florestas e causou doenças em mais de 40 mil pessoas.

7- Bombas de Hiroshima e Nagasáki (1945)

Pesadelo atômico

Tidas como um marco do horror nuclear, as duas explosões de agosto de 1945 mataram entre150 mil e 220 mil japoneses - as estimativas não são precisas porque os documentos militares da época foram destruídos. Até 1 quilômetro do centro da explosão, quase todos os animais e plantas morreram com as ondas de choque e calor. Em 58 anos, a radiação aumentou em 51% a ocorrência de leucemia. Hoje, as duas cidades já possuem índices de radiação aceitáveis.

8- Césio em Goiânia

Descaso público

O acidente radiológico de Goiânia foi um grave episódio de contaminação por radioatividade ocorrido no Brasil. A contaminação teve início em 13 de Setembro de 1987, quando um aparelho utilizado em radioterapias foi furtado das instalações de um hospital abandonado, na zona central de Goiânia.O instrumento roubado foi, posteriormente, desmontado e repassado para terceiros, gerando um rastro de contaminação o qual afetou seriamente a saúde de centenas de pessoas.



Fiz este postagem para lembrar a todos, as grandes burradas do ser humano com relação ao seu ambiente. Acho que as vítimas dessas atrocidades devem ser lembradas sempre para que nunca mais esquecessemos do que somos capazes.

fonte: greenpeace, sos mata atlantica, wikipedia etc.

5 comentários:

Anônimo disse...

és brasileiro?
se és português, escreve em português!!!!!!!!!

Paticotinha disse...

Meu Jesus Cristo, depois desse artigo, tudo o que o cara acima tem a dizer é isso? O ser humano é realmente uma coisa...

Paticotinha disse...

Agora vai rsrs...
Quando eu era menina, aconteceram, então, o acidente com césio. Eu me lembro vagamente da repercussão, deixou-se de falar nisso. A mídia fez o estardalhaço na época, e principalmente sendo 1 ano depois de Chernobyl. Lembro do cara com o sinal na careca falando na TV.
A questão é que tudo ficou pra trás, não se fala na escola, não se fala nas seqüelas. Como estarão essas pessoas? Que loucura!...

Paticotinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá amigo, posso dar uma sugestão? Muda para "os 9 acidentes...". Há o acidente nuclear de Tree Mile Island, na Pensilvânia -- EUA.
Abraços!!!!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Three_Mile_Island

 

blogger templates | Make Money Online