sexta-feira, 11 de abril de 2008

Aprenda a fazer um esfregaço de sangue descente, para não ser xingado pelo chefe


São feitos em lâminas de vidro comum para microscopia. Utiliza se sangue periférico, da orelha ou ponta da cauda; ou com sangue coletado em vasos de grande calibre, pode-se proceder a sedimentação em tubo de microhematócrito sendo o esfregaço confeccionado com o sangue que contém a papa de leucócitos.

1.CONFECÇÃO DO ESFREGAÇO GOTA DELGADA

1.1. ESFREGAÇO

Coleta-se um a gota de sangue no canto da extremidade de uma lâmina, apóia-se à extremidade que contém a gota, aproximadamente, no primeiro décimo da superfície de uma segunda lâmina, com uma inclinação de cerca de 45º (variar a inclinação com a densidade e a quantidade de sangue, angulo maior esfregaço mais espesso) aguardar que o sangue, por capilaridade espalhe-se. Distenda o sangue sobre a Segunda lâmina empurrado com movimento uniforme, mantendo as lâminas em contato de modo que forme uma área franjada na parte final do esfregaço. Secar imediatamente agitando-se a lâmina ao ar. Identifique escrevendo no próprio esfregaço, com lápis comum ou na lâmina com lápis de diamante.

1.2. FIXAÇÃO

Cubra o esfregaço ou introduza a lâmina em recipiente com álcool etílico absoluto P.A. ou álcool metílico absoluto P.A., por 3 a 5 minutos. Secar ao ar em repouso ou agitado.

1.3.COLORAÇÃO

Usando solução de GIEMSA, diluir na proporção de 2 gotas da solução de GIEMSA para cada ml de solução tampão (ou água destilada), Cubra o esfregaço ou introduza a lâmina em recipiente com a solução de GIEMSA diluída, deixar cora por 30 minutos. Lavar a lâmina em água corrente para retirar o excesso de corante. Secar ao ar em repouso ou agitando.

1.4. EXAME

Usar a objetiva de 100x, com óleo de imersão. No esfregaço de camada delgada, examinar em ‘ZIG-ZAG’ passando pela franja.

Dicas: Quando a parasitemia estiver baixa procure aonde a concentração de hemácias é maior, se não você vai ficar horas procurando sem achar nada. Use um giemsa de ótima qualidade (Reagen por exemplo).




fonte:Universidade Federal do Rio de Janeiro

5 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o título do post.
Parabéns, já está nos favoritos.

Anônimo disse...

está técnica é válida né?

Biomedica disse...

Legal...mas uma observação que fiz ao realizar a extensão sanguínea é que quanto mais deitada a lamina maior será o comprimento do esfregaço, e quanto mais em pé, ou seja, quanto maior a angulação, menor o comprimento do esfregaço.

Anônimo disse...

estou no 2 ano do ensino médio cursando analises clinicas,e achei muito interessante seu blog...

Anônimo disse...

5ul de sangue é o suficiente não?

 

blogger templates | Make Money Online