São feitos em lâminas de vidro comum para microscopia. Utiliza se sangue periférico, da orelha ou ponta da cauda; ou com sangue coletado em vasos de grande calibre, pode-se proceder a sedimentação em tubo de microhematócrito sendo o esfregaço confeccionado com o sangue que contém a papa de leucócitos.
1.CONFECÇÃO DO ESFREGAÇO GOTA DELGADA
1.1. ESFREGAÇO
Coleta-se um a gota de sangue no canto da extremidade de uma lâmina, apóia-se à extremidade que contém a gota, aproximadamente, no primeiro décimo da superfície de uma segunda lâmina, com uma inclinação de cerca de 45º (variar a inclinação com a densidade e a quantidade de sangue, angulo maior esfregaço mais espesso) aguardar que o sangue, por capilaridade espalhe-se. Distenda o sangue sobre a Segunda lâmina empurrado com movimento uniforme, mantendo as lâminas em contato de modo que forme uma área franjada na parte final do esfregaço. Secar imediatamente agitando-se a lâmina ao ar. Identifique escrevendo no próprio esfregaço, com lápis comum ou na lâmina com lápis de diamante.
1.2. FIXAÇÃO
Cubra o esfregaço ou introduza a lâmina em recipiente com álcool etílico absoluto P.A. ou álcool metílico absoluto P.A., por 3 a 5 minutos. Secar ao ar em repouso ou agitado.
1.3.COLORAÇÃO
Usando solução de GIEMSA, diluir na proporção de 2 gotas da solução de GIEMSA para cada ml de solução tampão (ou água destilada), Cubra o esfregaço ou introduza a lâmina em recipiente com a solução de GIEMSA diluída, deixar cora por 30 minutos. Lavar a lâmina em água corrente para retirar o excesso de corante. Secar ao ar em repouso ou agitando.
1.4. EXAME
Usar a objetiva de 100x, com óleo de imersão. No esfregaço de camada delgada, examinar em ‘ZIG-ZAG’ passando pela franja.
Dicas: Quando a parasitemia estiver baixa procure aonde a concentração de hemácias é maior, se não você vai ficar horas procurando sem achar nada. Use um giemsa de ótima qualidade (Reagen por exemplo).
fonte:Universidade Federal do Rio de Janeiro
5 comentários:
Adorei o título do post.
Parabéns, já está nos favoritos.
está técnica é válida né?
Legal...mas uma observação que fiz ao realizar a extensão sanguínea é que quanto mais deitada a lamina maior será o comprimento do esfregaço, e quanto mais em pé, ou seja, quanto maior a angulação, menor o comprimento do esfregaço.
estou no 2 ano do ensino médio cursando analises clinicas,e achei muito interessante seu blog...
5ul de sangue é o suficiente não?
Postar um comentário