Essa eu só estava esperando acontecer. Saiu no portal G1, no Reuters, no terra a notícia de que uma pesquisa esta acusando a toda poderosa MERCK de ter usado a velha técnica da autoria fantasma em favor do Vioxx. Para quem não conhece autoria fantasma é quando a empresa escreve o artigo só falando coisas boas do medicamento ou coisas ruins colocando como autor (otário) do artigo o nome de um pesquisador famoso ou conhecido no meio científico. Ou seja, mentir com um pistolão na mão.
Para quem não lembra o "Vioxx" foi desenvolvido para tratar a artrite sem afetar o aparelho digestivo, mas uma pesquisa mais elaborada descobriu que depois de 18 meses tomando 25mg do remédio por dia aumentava e muito o risco de acidente vascular ou ataque cardíaco.
Os méritos da pesquisa que acusa a MERCK de ghost writting (autoria fantasma), são do professor Joseph S. Ross da Escola de Medicina Monte Sinai de Nova York. Apesar de muitos indícios autores acusados e a própria MERCK rebatem a pesquisa e dizem: " as acusações são falsas, eles não possuem provas para afirmar nada".
Na minha opinão quem deveria estar procurando essas provas não devia ser os pesquidores, mas sim a polícia.
Fonte: portal G1, Agência Reuters e Portal terra.
quarta-feira, 16 de abril de 2008
Vioxx, mentira tem perna curta
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário